segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ciclos de vida




Como dá para verificar no vídeo há variados ciclos de vida, sendo eles Haplonte, Diplonte e Haplodiplonte.
Se um ser tiver o ciclo de vida Haplonte, a sua meiose é pós-zigótica, os gâmetas podem ser morfologicamente iguais ou diferentes, a sua fecundação é externa e é dependente da água como é o caso das Chlamydomonas.
Se um ser tiver o ciclo de vida Diplonte, a sua meiose é pré-gamética, os gâmetas são os únicos que se formam na fase haploide e são produzidos em gónodas (testículos e ovários), a sua fecundação é variável. Em algumas espécies de vida aquática pode ser externa, mas em todas as espécies terrestres é externa como é o caso dos leões, zebras, etc.
Se um ser tiver o ciclo de vida Haplodiplonte, a sua meiose é pré-espórica, a geração dominante é gametófita. A fase haplonte começa no esporo e termina nos gâmetas e a fase diplonte começa no zigoto e termina na célula mãe. O gametófito é mais desenvolvido do que o esporófito. A sua fecundação é interna e dependente da água, por exemplo: musgo.
A variedade dos ciclos de vida são um pré requisito para a variedade de espécies existentes à face do planeta que habitamos. A sua importância e a necessidade de preservar e respeitar essa existência, é vital para a continuidade da biodiversidade.

Postado por Ana Rita Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário