terça-feira, 15 de novembro de 2011

Ciclos de vida

O que é um ciclo de vida?
O ciclo de vida consiste numa sequência de etapas por que passa um organismo desde a formação do ovo até ao momento em que ele próprio se reproduz, através da produção de gâmetas que darão origem a um ovo, que inicia um novo ciclo. É constituído por:


Tipos de ciclos de vida:

Ciclo de vida diplonte: Neste ciclo, a meiose ocorre antes da formação dos gâmetas – meiose pré-gamética (Ex: Homem – Na fecundação forma-se um ovo que dá início à diplofase).
Ciclo de vida haplonte: Neste ciclo de vida, a meiose ocorre após a formação do ovo ou zigoto – meiose pós-zigótica (Ex: espirogira – alga verde que pode reproduzir-se por dois modos diferentes: assexuada e sexuada).
Ciclo de vida haplodiplonte: Neste ciclo, a meiose ocorre antes da formação dos esporos – meiose pré-espórica. (Ex: polipódio – É um feto onde não só existem alternância de fases nucleares (haplofase e diplofase) como também nas gerações (esporófita e gametófita).


Esta postagem, traduz a definição de um ciclo de vida, em como os vários tipos que existem. Em síntese podemos diz que existem três, o ciclo de vida haplonte, o diplonte e o haplodiplonte. A denominação destes deve-se ao tipo de meiose a que se encontra associado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário