As células-tronco ou células estaminais de embriões têm ainda a capacidade de transformar-se, em diferentes células, noutros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Devido a essa característica, as células-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, Diabetes mellitus tipo 1,acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.
O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas.
São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico.
Atualmente, em muitas maternidades e hospitais já se faz a recolha das células estaminais através da recolha do cordão umbilical, aquando do nascimento. Esse material, é preservado em equipamento adequado e poderá ser utilizado no futuro. Contudo, este é ainda um processo que obriga a um dispêndio financeiro que não está ao alcance de todos.
Postado por : Ana Rita Amaral
Nenhum comentário:
Postar um comentário