segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Lamarckismo

Lamarckismo

Segundo Lamarck o ambiente condiciona a evolução, levando ao aparecimento de características que permitem aos indivíduos adaptarem-se às condições do ambiente onde vivem. A adaptação representa, então, a necessidade que os seres vivos possuem de desenvolver caracteristicas estruturais e funcionais que lhes permitem sobtreviver em determinado ambiente.


A Lei Do Uso e Desuso, explica as modificações que leva à adaptação isto é:

A necessidade cria um orgão

A função modifica-o


Se um orgão é muito utilizado desenvolve-se, tornando-se mais forte, vigoroso ou de maior tamanho. Nos animais que não passaram o limite do seu desenvolvimento o uso mais frequente e continuo de um orgão fortalece, desenvolve e aumenta gradualmente esse orgão. Por outro lado a não utilização permanente de qualquer orgão causa o seu enfraquecimento e deteorização e diminui progressivamente a sua capacidade para funcionar, até que finalmente desaparece.

A Lei Do Uso e Desuso é:


"Aquela, que quanto mais se usa cresce e quanto menos se usa encolhe"




REFLEXÃO

O meio é agente causador das modificações, isto é, uma alteração do meio provoca nos seres vivos o aparecimento de novas características que lhes permitem a adaptação a esse ambiente. Esta tem como princípios a Lei do Uso e do Desuso que diz ''A necessidade cria um órgão e a função modifica-o'' isto é quando um orgao não é usado deixa de existir ou é modificado de acordo com o uso. O outro princípio é a Lei da transmissão dos caracteres adquiridos, em que as alterações provocadas em determinadas características do organismo, pelo uso e desuso, são transmitidas aos descendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário