terça-feira, 27 de março de 2012

Rochas sedimentares

FOSSILIZAÇÃO, PRINCIPIOS E PALEOAMBIENTES

As rochas sedimentares, devido à sua origem superficial, fornecem importantes informações relativas às condições existentes na altura da sua formação. A partir dos estratos sedimentares, é possível determinar os organismos que existiam e em que ambientes geológicos viviam.


Fósseis:

Um dos principais elementos para o estudo do passado da Terra são os fósseis. Entre os diversos processos de fossilização destacam-se:
  • Mumificação
  • Moldagem
  • Mineralização
  • Marcas fósseis

Datação relativa


Numa sequência de estratos, é possível proceder à sua datação relativa, ou seja, à determinação da ordem cronológica da sua formação. A datação relativa é feita através do recurso a princípios da estratigrafia.

  • Princípio da sobreposição;
  • Princípio da continuidade lateral;
  • Princípio da identidade paleontológica;
  • Princípio da intersecção e inclusão.




Paleoambientes

As rochas sedimentares permitem inferir das condições e dos ambientes antigos associados à sua formação – os paleoambientes. O conjunto de características texturais, mineralógicas, químicas permitem definir o ambiente de sedimentação. Na caracterização dos paleoambientes assumem particular importância os fósseis de fácies ou ambiente. Esses fósseis de ambiente caracterizam-se por pertencerem a seres que ocuparam ambientes muito específicos e que sofreram poucas alterações evolutivas, podendo ser directamente relacionados com organismos actuais. A partir da datação relativa de estratos de sequências estratigráficas de diferentes locais do planeta e da datação radiométrica dos diferentes estratos dessas sequências, foi possível aos geólogos elaborarem um calendário da história geológica da Terra. Este calendário está dividido em 4 eras: o Pré-Câmbrico, o Paleozóico, o Mesozóico e o Cenozóico.

.



Os paleoambientes são ambientes antigos retratados pela interpretação de sequeências estratigráficas permitindo recriar as condições ambientais reinantes aquando a formação da rocha sedimentar. Para tal baseiam-se em quatro princípios: o princípio da sobreposição; da continuidade lateral; da identidade paleontológica e da intersecção e inclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário