Bancada piauiense discute adutora que deve abastecer 48 cidades
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) participou ontem (22) de reunião da bancada federal do Piauí. Um dos temas discutidos foi a seca que atinge o Estado. Na oportunidade, o geólogo e coordenador da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) de Teresina, Francisco Lages Correia Filho, explicou tecnicamente aos parlamentares o projeto de uma adutora que tem por objetivo beneficiar 48 municípios piauienses.
De acordo com o projeto, a Adutora do Semiárido terá água do Aquífero Cabeças, que é considerado o de melhor potencial hidrogeológico da Bacia Sedimentar do Parnaíba. As águas dos aquíferos têm proteção natural contra poluição e não sofrem perdas por evaporação e, segundo o estudo realizado pela CPRM, a adutora teria autonomia para fornecer água para a região por trezentos anos, com sustentabilidade, independentemente dos índices de chuva.
Para Ciro Nogueira, a concretização desse projeto seria de fundamental importância para o desenvolvimento da região. “Vivemos uma das piores secas dos últimos anos. É preciso que as três esferas de governo – o Município, o Estado e, principalmente, a União – juntem forças para socorrer tanto a população nordestina, que sofre com a falta de alimentos, quanto os agricultores da região, que sofrem com dívidas de uma safra perdida. Atualmente, as famílias do semiárido contam com cerca de vinte litros de água por dia. Com a adutora, poderão ter mais de cem litros por dia”, destacou o senador.
Nessa noticia verificamos que há uma certa
preocupação com os aquíferos.
Esta
relata uma reunião que houve e afirma que o aquíferos
de Cabeças é considerado o melhor potencial hidrogeológico da
Bacia Sedimentar do Parnaíba.
Publicado por: Ana Rita Amaral
Publicado por: Ana Rita Amaral