segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ciclos de vida




Como dá para verificar no vídeo há variados ciclos de vida, sendo eles Haplonte, Diplonte e Haplodiplonte.
Se um ser tiver o ciclo de vida Haplonte, a sua meiose é pós-zigótica, os gâmetas podem ser morfologicamente iguais ou diferentes, a sua fecundação é externa e é dependente da água como é o caso das Chlamydomonas.
Se um ser tiver o ciclo de vida Diplonte, a sua meiose é pré-gamética, os gâmetas são os únicos que se formam na fase haploide e são produzidos em gónodas (testículos e ovários), a sua fecundação é variável. Em algumas espécies de vida aquática pode ser externa, mas em todas as espécies terrestres é externa como é o caso dos leões, zebras, etc.
Se um ser tiver o ciclo de vida Haplodiplonte, a sua meiose é pré-espórica, a geração dominante é gametófita. A fase haplonte começa no esporo e termina nos gâmetas e a fase diplonte começa no zigoto e termina na célula mãe. O gametófito é mais desenvolvido do que o esporófito. A sua fecundação é interna e dependente da água, por exemplo: musgo.
A variedade dos ciclos de vida são um pré requisito para a variedade de espécies existentes à face do planeta que habitamos. A sua importância e a necessidade de preservar e respeitar essa existência, é vital para a continuidade da biodiversidade.

Postado por Ana Rita Amaral

Reprodução de Anfíbios

Reprodução de Anfíbios

Image and video hosting by TinyPic


A reprodução dos anfíbios acontece em água doce, e ocorre sexuadamente por fecundação externa, na qual a fêmea liberta óvulos (ainda não fecundados) envolvidos numa massa gelatinosa e o macho, então, lança os seus gâmetas sobre eles para que ocorra a fecundação. Os ovos formados ficarão em ambiente aquático de água doce (lagos, lagoas) até ao nascimento dos girinos, que encontram o seu alimento no meio ambiente que os rodeia.

Pelo facto de estarem protegidos pela água, os ovos dos anfíbios não necessitam de anexos embrionários adaptativos como, por exemplo, a bolsa amniótica. Esta é uma das características que os tornam diferentes dos vertebrados terrestres.

Postado por Ana Rita Amaral

domingo, 27 de novembro de 2011

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Ciclos de vida

O que é um ciclo de vida?
O ciclo de vida consiste numa sequência de etapas por que passa um organismo desde a formação do ovo até ao momento em que ele próprio se reproduz, através da produção de gâmetas que darão origem a um ovo, que inicia um novo ciclo. É constituído por:


Tipos de ciclos de vida:

Ciclo de vida diplonte: Neste ciclo, a meiose ocorre antes da formação dos gâmetas – meiose pré-gamética (Ex: Homem – Na fecundação forma-se um ovo que dá início à diplofase).
Ciclo de vida haplonte: Neste ciclo de vida, a meiose ocorre após a formação do ovo ou zigoto – meiose pós-zigótica (Ex: espirogira – alga verde que pode reproduzir-se por dois modos diferentes: assexuada e sexuada).
Ciclo de vida haplodiplonte: Neste ciclo, a meiose ocorre antes da formação dos esporos – meiose pré-espórica. (Ex: polipódio – É um feto onde não só existem alternância de fases nucleares (haplofase e diplofase) como também nas gerações (esporófita e gametófita).


Esta postagem, traduz a definição de um ciclo de vida, em como os vários tipos que existem. Em síntese podemos diz que existem três, o ciclo de vida haplonte, o diplonte e o haplodiplonte. A denominação destes deve-se ao tipo de meiose a que se encontra associado.